Entrevista com Diogo Andrade – participante no Campo “AKK Prof. Aleksandar Nikolic”

I – Apresentação

SCVG – Quando começaste a jogar basquetebol? Onde começaste a jogar? Quem foi o teu primeiro treinador? Que clubes representaste e em que escalões? Porque é que escolheste o SC Vasco da Gama?

Diogo Andrade – Comecei a jogar basquetebol com 9 anos no FC Porto, os meus primeiros treinadores foram Lia Bahut, Marta Otero e Edi Costelha. Joguei por este clube desde os mini 10 até aos Sub-14. Esta última época escolhi o SC Vasco da Gama porque entendo que é um clube com muita tradição nesta modalidade e com características de formação que me ajudam muito na minha evolução como jogador.
II – Prémio

SCVG – Andrade como é que surgiu o Prémio?

Diogo Andrade – No ano passado frequentei durante 2 semanas a Academia Monte Basket , que anualmente premeia 2 atletas que os treinadores consideram que merecem ir durante 10 dias para o Campo Internacional Aleksander Nikolic em Zlatibor – Sérvia.
III – Participação no Campo Internacional AKK Prof. Aleksander Nikolic, na Sérvia?

SCVG – Quando partiste? Como correu a viagem? Quais foram as tuas primeiras impressões à chegada? O que é que te surpreendeo? O que é que te deixou satisfeito? Quais foram as tuas principais aprendizagens? O que é que aprendeste que vais aplicar no teu jogo? Qual é o balanço geral da experiência?

Diogo Andrade – Parti no dia 18 de Julho do aeroporto de Lisboa, a viagem foi um pouco cansativa porque além da escala que tivemos de fazer em Zurich ainda tive pela frente uma viagem de carro de cerca de 200 Km de Belgrado à montanha de Zlatibor. Chegamos por volta das 2 horas da madrugada e vi logo que campos de treino não faltavam. No primeiro treino apercebi-me da qualidade dos meus colegas e da exigência física que era necessária, a defesa era um aspeto muito trabalhado e muito valorizado, trabalhamos também a técnica de corrida bem como exercícios de ataque, técnica de lançamento e individual. Todas as noites fazíamos jogos 3×3, 5×5 e jogamos também contra uma equipa israelita que estava lá num estágio. Tudo o que eu aprendi é útil para aplicar no futuro. O balanço é muito positivo pelo facto de ter tido a possibilidade de conviver, treinar e jogar com atletas da Rússia, Holanda, Sérvia, França, Eslovénia, Suíça, Israel e Eslováquia. O único ponto negativo que eu saliento é a alimentação que não era do meu agrado, muito diferente da nossa gastronomia.

IV – Dados pessoais

Como te chamas? Ano nascimento? Posição? O que é que gostas mais de fazer para além do basquetebol? Como correu o teu ano escolar?

Diogo Andrade – Diogo Alves de Andrade, nasci em 1997, jogo habitualmente na posição de base. Para além de adorar jogar basquetebol, no meu pouco tempo livre aproveito para estudar, estar com os meus amigos, ouvir música, ver filmes e jogar Playstation. O meu ano escolar correu bem, passei para o 10º ano sem negativas. Espero que este ano corra pelo menos igual!

 

 

Deixe um comentário